Annales Zubirianus

 

ARTIGOS E ANAIS

DE COLÓQUIOS E CONGRESSOS

 

 

INÍCIO

 

 

GRUPO DE PESQUISA TEOLOGIA LITÚRGICA E

INTELIGÊNCIA SENCIENTE

PPG -TEOLOGIA – PUC-SP

 

 

 

PUC-SP

 

 

 

 

 

 

 

Números

 

 

 

 

Sobre

 

Atual

 

Anteriores

 

 

Expediente

 

Submissões

 

Xavier Zubiri

 

Contato

 

Xavier Zubiri

 

Xavier Zubiri nasceu em San Sebastián, norte da Espanha, em 1898. Depois do bacharelado em Filosofia, na Universidade de Lovaina, e o doutorado em Teologia, em Roma, o autor se doutora em Filosofia na Universidade Central de Madri. Sua tese “Ensaio de uma teoria fenomenológica do juízo”, desenvolvida sob a orientação de José Ortega y Gasset, já revela a grande influência de Edmund Husserl e sua fenomenologia na primeira etapa intelectual – também conhecida como etapa juvenil. “Ir às coisas mesmas”, a mútua referência na consciência intencional do noético e noemático, isto é, do sujeito e o objeto, se converterá no pilar central de seu pensamento posterior.

 

Depois de alguns anos de docência, recebe a autorização para seguir seus estudos. Em Friburgo tem a oportunidade de estudar com o próprio Husserl e Martin Heidegger. Essa será sua segunda etapa intelectual, também chamada de etapa ontológica; elaborará seu conceito particular de ser, mas afastado de Heidegger, por não o considerar conceito central, mas em dependência da realidade. Durante sua estadia na Alemanha, teve a oportunidade de conhecer Max PlankAlbert Einstein e Erwin Schrödinger. Retorna à Espanha, mas durante a Guerra Civil (1936-1939), se muda para Paris onde conhece Jacques MaritainÉmile Benveniste e Louis De Broglie, podendo considerar que mantém contato com a vanguarda do pensamento europeu da primeira metade do século XX.

 

De 1940 a 1942, assume a cátedra de Filosofia da Universidade de Barcelona, contudo será em Madri e, mais exatamente, a partir de 1945, que desenvolverá sua terceira e última etapa intelectual: a etapa metafísica, cujo foco principal será a realidade, sua estrutura, suas dimensões e formas. O autor desenvolverá, até o ano de 1976, uma intensa atividade ministrando cursos particulares fora do âmbito acadêmico; a partir de 1977, o autor se dedicará à produção bibliográfica que apresentará a riqueza de seu pensamento maduro: Inteligência e Realidade (1980), Inteligência e Logos (1982), Inteligência e Razão (1983); ainda estava trabalhando naquela que seria sua obra mais madura O homem e Deus, quando vem a falecer repentinamente em 21 de setembro de 1983.

 

Entretanto, seu legado não se viu interrompido: a Fundación Xavier Zubiri tem se dedicado intensamente na publicação de seus textos, assim como na preservação e aprofundamento de seu pensamento. Alguns de seus títulos póstumos são: Sobre o homem; Os problemas fundamentais da metafísica ocidental; A estrutura dinâmica da realidade; Sobre a realidade; Sobre o sentimento e a volição; Espaço, tempo, matéria; O problema teologal do homem: o cristianismo; O problema histórico das religiões; O homem e a verdade.

 

Além do mais, a Fundación, unida aos diversos círculos zubirianos espalhados por diversos países, promove congressos internacionais sobre X. Zubiri e o realismo: Madri (1993), San Salvador (2005), Valparaíso (2010), Morelia (2014), Bari (2019) e São Paulo (2023).

 

 

Idioma

 

   English

Bandeira da Espanha – Wikipédia, a enciclopédia livre   Español (España)

Bandeira do Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre   Português (Brasil)